“A comunidade Kolping deve ser para seus membros como uma casa de família onde eles possam se sentir a vontade , onde encontrem amigos com os mesmo ideais em situação de plena igualdade e, onde o convívio fraterno permita a troca de alegrias e tristezas.”

Adolfo Kolping, fundador da obra Kolping. (1813-1865)

Padre Teodoro da Vila Belém

Localizada em Belo Horizonte – MG

Fundada em 07 de setembro de 1978, foi a percussora do movimento Kolping no Estado de Minas Gerais. Desde então, oferece cursos de capacitação profissional, esporte e lazer para a comunidade, associados e suas famílias. Tem por objetivo a promoção de atividades e finalidades de relevância público social. Realiza programas e projetos de ação de formação nas áreas de renda, social, familiar, educacional, cultural, recreativa, esportiva e meio ambiente, visando principalmente melhorar a família, o trabalho e a sociedade.

Endereço:  Rua Barbosa, 355, bairro São Salvador, Belo Horizonte (MG) –

Minas Caixa

Localizada em Belo Horizonte – MG

A Comunidade Kolping Minas Caixa nasceu em 1983 com a finalidade de transformar as realidades sociais através da criação de estruturas mais justas e humanas. Qualifica jovens e suas famílias e dá uma oportunidade de trabalho. Desde 2016, a CK Minas Caixa oferece o Preparando o Futuro, que beneficia mais de 200 jovens por ano e desde a sua criação mais de 1500 jovens já foram beneficiados.

Endereço: Rua Padre Adolfo Kolping, 170, bairro Minas Caixa, Belo Horizonte (MG) –

Rainha da Paz

localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Foi fundada por meio do trabalho da Irmã Ofélia, que na época, entrou em contato com a OKE e marcou uma reunião. A primeira reunião aconteceu no ano de 1984 e contou com dez participantes. Após seis meses de formação e encontros, uma sala foi locada, onde funcionaria o primeiro projeto: um curso de datilografia.  A oficialização da fundação se deu em 2 de março de 1986. Atualmente, atende de 180 a 200 pessoas mensalmente.

Endereço: Avenida Paquetá, 134, Bairro Botafogo, 2ª seção, região de Justinópolis, em Ribeirão das Neves (MG).

Telefone: 3638-2053

Notícias Da Comunidade

Nossa Senhora do Carmo (Santinho)

localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte

A Kolping Nossa Senhora do Carmo, mais conhecida por Kolping Santinho, foi inicialmente instalada em uma sala no terreno da igreja Nossa Senhora do Carmo, as primeiras atividades incluíam apenas os três computadores, duas máquinas de costura e um fogão. Em 2009, após a realização de eventos para arrecadar fundos, projetos aprovados e apadrinhamento de associados alemães, teve início a construção da Casa. O prédio foi fundado em 2013, com dois andares, e em 2016, o terceiro andar foi concluído.

Endereço:  Rua Pedro Guerra, 51, bairro Santinho, em Ribeirão das Neves.  (MG).

Kolping Santinho tem nova diretoria

A Kolping Nossa Senhora do Carmo, que também é conhecida como Kolping Santinho, está com diretoria nova. Os novos diretores foram eleitos ás 19h, do

São Benedito

localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Fundada em 1982, a Comunidade Kolping São Benedito foi edificada na cidade de Santa Luzia com o objetivo de alinhar espiritualidade, trabalho e cooperativa. Passou por várias etapas de mudanças e na atualidade desenvolve ações de cultura, formação e educação junto à comunidade. Com 40 anos de existência, atua com atividades artísticas e educativas, formação social, bem como oferece um espaço para aluguel para festas diversas. Atualmente oferece o projeto “Mulheres Sustentáveis, que dentre outros objetivos oferece alimentos saudáveis e orientações sobre os riscos dos agrotóxicos.

Endereço:  Rua Paraná 175, bairro São Benedito.  Santa Luzia – MG

Notícias Da Comunidade

Nossa Senhora da Conceição (Veneza)

localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Foi fundada por Ana Lúcia, primeira presidente da entidade, numa casinha pequena, muito precária, que funcionava como creche e abrigava crianças durante o dia, enquanto suas mães trabalhavam. Oficialmente foi fundada em novembro de 2007.  Hoje implementa o projeto “Aprendendo a Sorrir”.

Endereço: Rua João André, 310 Conjunto Henrique Sapori Bairro Veneza

Santo Antônio do Rio Acima

localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte

No início da década de 1990, foram iniciadas as reuniões com Dona Nevair, hoje já falecida.  A caminhada para criar raízes duraria um ano, antes da Kolping de Rio Acima ser juridicamente instituída. Conseguiu-se uma casa provisória, cedida por D. Ambrosina, durante um ano. O grupo batalhou por um espaço e atualmente, tem a Casa Kolping ao lado do Centro Pastoral, mas em uma construção independente. Os projetos são principalmente voltados para a Terceira Idade, maior público.

Endereço: Rua José Clemente Filho, 159, Bairro Matadouros – Rio Acima, MG