Quem é

Adolfo Kolping

Adolfo Kolping nasceu em Kerpen na Alemanha em 8 de Dezembro de 1813. Era de família humilde.  Seu pai era pastor de ovelhas e sua mãe Ana Maria cuidava dos cinco filhos. Era uma família religiosa com muita fé em Deus. Aos 13 anos, após um curto período de estudos, se tornou aprendiz de sapateiro. Trabalhou no ofício por dez anos, e como outros jovens artesãos da época, viajava muito para cumprir os estágios. Desde muito cedo, ele se colocava a serviço dos mais pobres. Sentiu-se solidário com os trabalhadores que eram submetidos à miséria material e moral.
Em 1836, aos 23 anos, o jovem Kolping decide finalizar seus primeiros estudos e ingressar no seminário na cidade de Colônia. Estudou teologia nas universidades alemãs de Munique e Bonn. Em 13 de abril de 1845, Adolfo Kolping foi ordenado Sacerdote na Igreja Minoriten de Colônia, e sua primeira função foi a de vigário paroquial em Wuppertal-Elberfeld. Em 1846, Kolping conheceu a associação de jovens artesãos de Eberfeld, fundada pelo professor Johann Gregor Breurer, com a qual se identificou, pelo seu passado como aprendiz. A abordagem pedagógica da associação inspirou Adolfo Kolping a se engajar com o ensino para jovens, os incentivando para o bem.
Padre Adolfo Kolping iniciou sua obra no dia 6 de maio de 1849. Nos anos seguintes, ele se dedicou à associação e conseguiu fundar 418 associações de trabalhadores similares às de Colônia, chegando a um total de 24 mil associados em sete país europeus em 1865, ano de sua morte. Hoje, a Obra Kolping está presente em mais de 60 países.
Adolfo Kolping faleceu em 4 de dezembro de 1865 aos 52 anos.  Mas suas obras não pararam. Foram aproveitados seus escritos, métodos, sua pedagogia e preocupação quanto as necessidades humanas. Seu corpo está sepultado na Igreja Minoriten de Colônia. Foi beatificado no dia 27 de outubro de 1991, pelo Papa João Paulo II, tornando-se Beato Adolfo Kolping.

Kolping no mundo

A Obra Kolping é uma organização social internacional com sede em Colônia, Alemanha. Trabalha em diversas frentes e de maneira semi-independente, tendo cada região ou cidade sua própria Comunidade Kolping. É uma associação de jovens católicos trabalhadores, inspirada nas atividades do padre alemão Adolph Kolping. Seu início se deu em 1849 em Colônia na Alemanha pelo Pe. Adolfo Kolping fundou uma associação que viria a ser a semente do que leva hoje o nome de Kolping Internacional. Nos anos seguintes Adolfo Kolping se dedicou de corpo e alma à sua associação e até sua morte.
Em 1850 as primeiras Sociedades Kolping locais começaram a trabalhar conjuntamente, somente estabelecendo uma organização propriamente dita em 1935, quando foi oficialmente nomeada como Obra/Rede Kolping.  A rede opera em sessenta países e tem cerca de 450.000 membros em 5.800 Casas Kolping. Na Alemanha está localizada a maior concentração da Rede Kolping, com mais 275 mil membros filiados, distribuídos por 2.700 associações locais. Com o passar do tempo, outras casas foram surgindo e foram fundadas 418 associações de trabalhadores similares às de Colônia com total de 24.600 associados em sete países da Europa em 1865.
Após a Primeira Guerra Mundial imigrantes oriundos da Europa trouxeram o ideal Kolping para a América Latina. Em Buenos Aires, Argentina no dia 9 de maio de 1923.

Kolping no Brasil

A primeira Comunidade Kolping brasileira foi fundada em São Paulo no dia 22 de junho de 1923. Na época, ela se chamava Associação Católica Kolping.
Em 1968, foi realizado no Brasil a 23ª Assembleia Geral da Kolping Internacional e na oportunidade, o Brasil direcionou seus esforços para o setor de profissionalização.
Em 18 de abril de 1972 agregavam-se as primeiras Comunidades Kolping, fundando uma Federação Nacional. Era o início da “OBRA KOLPING BRASIL”.