A Kolping Padre Teodoro da Vila Belém oferece aulas de pilates, de segunda a sexta-feira, em sua sede, no bairro São Salvador, em Belo Horizonte. Por meio dessa atividade de concentração, força e respiração coordenada, as pessoas estabelecem uma conexão entre mente e corpo, em busca de saúde e bem-estar. Há vários tipos de pilates, mas na Kolping, é aplicado o solo, que utiliza acessórios como bola suíça, bastão, faixa elástica, entre outros. Para ter noção de como essa atividade foi aceita, atualmente são 14 turmas e há uma lista de espera.
“O sucesso das aulas pode ser atribuído a vários fatores, entre eles, a necessidade que as pessoas têm de fazer uma atividade física, o contato afetivo entre as alunas, que passaram a levar chás e bolos para uma partilha solidária entre elas”, explica Jenifer Monique Rodrigues Monte, fisioterapeuta e instrutora do curso. Ela ainda acrescenta que a maioria das pessoas que estão no curso possuem limitações ou deficiências e conseguem se beneficiar e ver resultados.
Jenifer explica ainda que entre os benefícios da atividade estão o alivio das cores da coluna, melhora na postura, além de proporcionar melhora da flexibilidade, força, equilíbrio, coordenação motora e concentração. No âmbito psicológico, o Pilates auxilia na diminuição do estresse, ansiedade, insônia além de melhorar a autoestima e promover o convívio social.
O que é Pilates – A atividade consiste é um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, visando total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas, além de promover um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.
A atividade está em ascensão no Brasil e no mundo. Só no Brasil, temos atualmente em torno de 35 mil estúdios em crescimento. Introduzido no país no começo da década de 2000, a atividade ainda soa como novidade para muita gente, mesmo já tendo milhares de adeptos brasileiros.