As Comunidades Kolping localizadas na capital mineira receberam a visita de representantes da Forderkreis Brasilien (FKB) e da Kolping Brasil (OKB) nesta segunda feira, dia 17 de outubro. Andrea Schaal, presidente (FKB), Frank Post, membro da diretoria da FKB e Marizete Silva, gestora de projetos da OKB estiveram nas comunidades para conhecer o projeto Preparando o Futuro.
Pela manhã, eles visitaram a Kolping Padre Teodoro da Vila Belém, que fica localizada na região noroeste da cidade. O presidente da Kolping Minas Gerais, Erick de Souza Ávila; o coordenador Elsom Santana e o coordenador do Projeto Preparando o Futuro, Alessandro Silva acompanharam os visitantes pela manhã. Os alemães chegaram lá por volta das 9h30 e foram recebidos pelos profissionais da Kolping, conheceram o espaço, a estrutura do Pilates e os alunos. Em seguida conheceram a sala de informática e os professores do Projeto Preparando o Futuro, além dos alunos do Virando o Placar.
Em seguida, foi exibido o documentário do projeto no ano 2019 e depois Alexandro apresentou um portfólio com todas as atividades que acontecem no local. Depois houve a entrega das blusas para cada um e uma roda de conversa com professores que relataram como o Preparando o Futuro é realizado. Os alemães voltaram na parte da tarde e conheceram as aulas de Rotinas administrativas e uma das turmas do Virando o Placar.
“Receber a visita do parceiro da Alemanha (FKB), no momento de execução do Projeto Preparando o Futuro, é dar ainda mais transparência as ações desenvolvidas com adolescentes e jovens da Kolping Vila Belém. A visita também é interessante porque apresenta para professores e alunos a grandeza que envolve o projeto. Outro ponto interessante é perceber o estranhamento, legítimo, dos alunos com a língua alemã”, explica Alessandro Silva.
A tarde, os representantes das duas entidades estiveram na Kolping Minas Caixa, que está localizada na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. No local, eles conheceram as salas de informativa, teclado e violão. Em seguida participaram de uma pequena comemoração. A abertura foi feira por Ana Maria Ferreira Almeida, que secretária é da entidade. No início houve uma oração de Adolfo Kolping e todos contaram o hino do Beato.
Em seguida, Alberto Nonato Machado, que é coordenador do Projeto Preparando o Futuro da Kolping Minas Caixa, apresentou dados. “Atendemos 45 jovens no primeiro semestre deste ano e outros 50 jovens no segundo semestre. Destes 36 foram inseridos no mercado de trabalho e outros 50 alunos estão em processo de seleção. Além disso, neste período houve gincanas, campeonatos, passeios e outras atividades interdisciplinares”, explica. Estiveram presentes ainda pessoas representando as empresas que são parceiras do projeto Preparando o Futuro na Kolping Minas Caixa, Girlene Moraes de Azevedo da Fundação CSN, Amanda Dantas do ISBET – Programas de Estágio e Jovem Aprendiz e Cilene Oliveira do Ensino Social Profissionalizante (Espro). Há outros parceiros como por exemplo, a Prodabel, Prefeitura de Belo Horizonte, Ceduc, e a Rede Cidadã. Ana Maria relatou ainda que a Kolping tem outras atividades, entre eles, o projeto de Moradia, que já entregou cerca de 200 casas para pessoas em situação de vulnerabilidade, além do Serviço de Convivência de Idosos e as aulas de Violão e Teclado.