Neste domingo, dia 16 de outubro, a Kolping São Benedito recebeu a visita de Andrea Schaal, presidente da Forderkreis Brasilien (FKB), de Frank Post, membro da diretoria da FKB e de Marizete Silva, gestora de projetos da Kolping Brasil. Os visitantes estavam acompanhados pelo presidente da Kolping Minas Gerais, Erick de Souza Ávila; pelo coordenador Elsom Santana; além da associada Claudinéia Rodrigues. Na ocasião, eles conheceram um pouco mais sobre o projeto: “Mulheres Sustentáveis”, que é desenvolvido pela CK há um ano.
O evento foi aberto por Marilene Rodrigues, Presidente da Kolping São Benedito, que explicou como foi desenvolvido o projeto Mulheres Sustentáveis neste primeiro ano de atividade. “Cerca de 60 mulheres passaram pelo projeto e fizemos 30 atendimentos diretos. Elas tiveram assessoria jurídica, psicologia, aulas de artes e muitas outras atividades. Foram colhidas muitas verduras e legumes, entre elas, agrião, cenoura, alface e há muita coisa a ser colhida até o final do ano”, explicou Marilene em sua fala.
A educadora da Kolping Maria Clara de Souza Santos, afirmou que o projeto contribuiu para a sua formação como pessoa. “Aprendi a ser sustentável, aprendi que tudo tem seu tempo de acontecer, assim como a colheita das sementes que plantamos. Além disso, melhorei a minha alimentação, minha saúde e minha vida como um todo”, ressaltou. Outras mulheres atendidas pelo projeto também deram seu depoimento e todas elas reforçaram os benefícios do projeto em suas vidas.
O membro da diretoria da Kolping São Benedito e mestre em cultura popular, popularmente conhecido como sr. João, afirmou que ainda há muita coisa a ser colhida. “Em dezembro vamos colher mandioca, quiabo, cenoura e banana. Essas plantas demoram mais um pouco para crescer e chegar ao ponto ideal”, explica. Ele acompanhou os visitantes na horta do projeto e explicou todos os detalhes de como são os procedimentos que as mulheres desenvolveram no decorrer no projeto.
Foi realizada ainda uma dinâmica de troca de presentes, em seguida, foi serviço um delicioso almoço para as pessoas presentes, com alguns ingredientes colhidos na horta e houve também um momento fraterno de despedida.