Kolping Vila Belém entrega certificados de curso de qualificação profissional para empreendedoras

A Kolping Padre Teodoro Vila Belém, que tem sede em Belo Horizonte, realizou na última quinta-feira, dia 15 de setembro, a entrega de certificados para mulheres que participaram do Curso Empreendedora Nota 10, realizado pela entidade, entre os dias de 26 de julho a 13 de setembro deste ano. O evento de entrega de certificados contou com a presença de parentes e amigos das alunas, foi realizada uma exposição de produtos e serviços que as empresas delas produzem ou oferecem e ao final houve uma confraternização entre todos

Considerado um dos maiores programas de capacitação ao empreendedorismo feminino da região Noroeste da capital mineira, o curso contou com temas importantes, entre eles, identidade corporativa, análises de mercado e de concorrentes, plano de marketing e operacional, redes sociais, além de outros. Ao final do curso as alunas fizeram um Plano de Negócios para suas empresas.

Elsom Gomes Santana, presidente da Kolping Padre Teodoro da Vila Belém, destacou que a iniciativa contribui com o fortalecimento e com a qualificação da mulher que está começando a empreender, mas, também, com as mulheres que já comandam um pequeno negócio, mas sonham em ampliá-lo. “Trabalhamos para que esta mulher tenha as condições, o conhecimento e as ferramentas necessárias para se desenvolver ou concretizar o sonho de abrir ou organizar o próprio negócio”, explica.

O curso tem como objetivo a qualificação de mulheres que estão à frente de micro e pequenas empresas. “Escolhemos uma formação focada no empreendedorismo feminino, com o olhar de não só discutir os desafios de ser mulher no ecossistema. Sabemos que existem muitos entraves, considerando as interseccionalidades que nos atravessam, mas precisamos olhar as oportunidades e principalmente fortalecer umas às outras”, ressalta uma das instrutoras do curso, Sandra Mara. A formação é importante, uma vez que, pesquisas apontam que as mulheres mais escolarizadas, trabalham menos horas no negócio, e por isso conseguem manter a empresa no mercado, já que precisam dividir o seu tempo com outras atividades, como o cuidado com a família, por exemplo. Ingrid Tamara Ribeiro Ferreira, que também é instrutora do curso, estimula as empreendedoras locais através de comportamentos, habilidades e competências. “O curso também pretende estimular novas empresárias com orientações sobre a importância de buscar conhecimento na área em que atuará. Precisamos despertar o entendimento do processo de gestão de negócios, trazer as vivências empreendedoras, estimular cada vez mais nossos novos e antigos empresários”, conclui.

Participantes e suas empresas
Maria Betânia Aparecida Campos – Goteja Flor