Alunos do curso de Teatro da Kolping Santinho se destacam em apresentações que realizam pela cidade

Alunos do curso de Teatro adulto da Kolping Santinho se destacam em apresentações que realizam em locais diversos da cidade de Ribeirão das Neves.

Chamado  ”Levando alegria”, o grupo é formado por adultos com idades 25 a 65 anos,  e já se apresentou em diversos lugares e/ou eventos, entre eles, na Praça Central de Ribeirão das Neves, em um evento de conscientização da luta Antimanicomial; no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), em um evento no dia da África e duas vezes no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Em todas as ocasiões, os alunos e alunas foram muito bem avaliados e aplaudidos.

Atualmente o grupo está ensaiando três peças que serão encenadas na Escola Estadual Maria da Glória Assunção. “O enredo contemplará temas polêmicos, que vão desde adolescentes que se mutilam, crises de ansiedade, gravidez na adolescência. Nessas apresentações estarão em cena adolescentes e adultos”, completa.

O projeto teve início em 2018 e foi paralisado por causa da pandemia, retornou no princípio de março desse ano. Entre os benefícios, o teatro proporciona aos alunos, desinibição, convivência, diminuição da ansiedade e benefício psicológico ativa a memória. De acordo com a professora, a atividade é dividida e desenvolvida em aulas práticas e teóricas. “Na prática trabalhamos improvisos, jogos teatrais, dançaterapia, além de dinâmicas. Na teoria eles aprendem sobre os tipos de teatro (teatro do oprimido, do absurdo, esquetes, entre outros), posição no palco, interpretação de personagens”, ressalta.