Para estimular as habilidades musicais dos pequenos, a Kolping Santinho realizou o projeto “Brincando com a Música”, entre os meses de março a agosto. O projeto contou com a participação de 20 crianças na faixa etária de 8 a 12 anos e explorou as potencialidades musicais delas de forma lúdica e prática.
De acordo com o professor Talmer Oliveira o projeto proporcionou vários benefícios ás crianças, pois além da apuração do gosto estético, da ampliação do conhecimento do repertório e da diversidade dos estilos e gêneros das músicas, a musicalização proporciona difusos e consideráveis benefícios para o desenvolvimento das crianças. “Entre os principais benefícios estão o desenvolvimento da sensibilidade, da percepção acústica dos sons; da intelectualidade cognitiva; sensorial e motor; aumento da concentração e a disciplina individual; contribui na interação social; desenvolve a memória, além de proporcionar diversão e prazer através das brincadeiras e atividades musicais”, explica.
Ele conta ainda que as atividades realizadas no projeto foram pautadas pelos fundamentos e parâmetros musicais, entre elas, a percepção, a improvisação, a performance e a criação. Além dos parâmetros sonoros são a duração, a altura, o timbre e a intensidade. Partindo desses princípios, o professor organizou as aulas de modo a trabalhar sempre os fundamentos da música, aliado aos parâmetros musicais, de modo prático e menos conceitual. “Dessa forma, os alunos da musicalização puderam apreciar diversas músicas e foram provocados a perceber o pulso, o apoio, os timbres dos instrumentos, entre outros aspectos das músicas. Em outros momentos, os alunos cantaram canções infantis do cancioneiro popular brasileiro, aonde foi possível trabalhar com elas a performance e a coordenação motora através da realização de obstinados rítmicos com a percussão corporal”, explica.
O professor ressalta ainda que com os instrumentos percussivos disponibilizados pela Instituição, foi possível realizar várias atividades, como improvisação do som da chuva e a criação de padrões rítmicos de acompanhamento para músicas cantadas e tocadas nas flautas. As crianças tiveram, também, a oportunidade de aprender algumas músicas de iniciação na flauta, como “Ovelha de Maria”, “Léo Vai Pro céu”, “Tema da Nona”, entre outras. Foram muitas as atividades desenvolvidas durante o período de realização do projeto, em que foi possível perceber o desenvolvimento musical de cada aluno. O curso foi muito bem recebido pelos estudantes que se divertiram e puderam aguçar sua percepção e o seu gosto musical.
Durante a realização do projeto, as crianças tiveram ainda a oportunidade de se apresentar ao público em geral. A apresentação ocorreu no mês de maio durante a apresentação das atividades artísticas da Kolping para a comunidade. “Foram convidados os pais e responsáveis dos alunos, para assistirem a apresentação o que os deixou bastante felizes por terem a oportunidade de mostrarem à família o que aprenderam”, acrescenta.
Após a apresentação, todos foram muito elogiados e os pais ficaram muito agradecidos pelo trabalho desenvolvido com seus filhos. Vale reiterar que o momento da apresentação é de fundamental importância para os alunos, pois é o momento em que o estudante apresenta aquilo que ele pôde desenvolver. “Por isso, a Kolping conseguiu realizar um evento que certamente marcou a memória dos alunos e também dos responsáveis presentes, isso é de fundamental importância, porque fortalece o vínculo do aluno com a música e tudo que ele pode contribuir”, conclui o professor.