Kolping Rainha da Paz beneficia famílias por meio do projeto “Aprendendo por meio do Esporte”

Exatas 129 famílias foram beneficiadas diretamente pelo Projeto: “Aprendendo por meio do Esporte”, que foi realizado pela Kolping Rainha da Paz. Durante os 11 meses de execução do projeto, foram atendidas crianças, adolescentes e jovens de cinco a 17 anos e 11 meses, com aulas de Futsal. Dentre eles, 119 eram meninos e 10 eram meninas, eles usufruiram de aulas totalmente gratuitas, além de acesso aos materiais esportivos, como bolas, e uniformes para os treinos. As aulas foram realizadas no Centro Esportivo Kolping e foram feitas ainda diversas ações, entre elas, encontro para as mulheres; atendimento psicológico e aula de reforço.

“O projeto, que foi finalizado neste semestre e causou diversos impactos sociais, na região onde ele foi desenvolvido, entre eles, Socialização, trabalho em equipe; diminuiu evasão escolar entre adolescentes; e tempo que eles ficavam nas ruas, além de minimização do tempo ocioso que os alunos vinham sofrendo devido ao período pandêmico”, explica Lucimar Silva, Assistente Social e Coordenadora do Projeto. Segundo ela, foram realizadas ainda ações como acompanhamento socioassistencial; orientação e encaminhamentos para psicólogos, aulas de reforço, orientação para adquirir documentos. Todas as ações realizadas tiveram como base o Estatuto da Criança e adolescente (ECA).

Durante a execução do projeto, os alunos participaram de diversos campeonatos de Futsal e conquistaram vários títulos, entre eles, o Campeonato do Branco, em Vespasiano, todas as categorias; Campeonato Branco em Pedro Leopoldo; foi vice-campeão nas categorias sub-8 e sub-15 do Campeonato Arena Total. Além disso, o professor Antônio Agno ganhou a premiação como Treinador destaque do Torneio do Branco.

A equipe técnica do projeto era formada por Geraldo Jesus, auxiliar de Serviços Gerais; Grécia Souza, auxiliar de Serviço Social; Antônio Agno, educador físico; além de Lucimar Silva, que era gerente de projetos. O projeto foi realizado por meio de recursos da Emenda Impositiva Municipal nº 009/2020.