Moradoras do distrito São Benedito, na cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais são beneficiadas pelo projeto “Mulheres Sustentáveis”, que a Kolping São Benedito realiza deste o ano passo. Considerado um das maiores ações de apoio feminino na região, a iniciativa tem como objetivo promover ações de fortalecimento das mulheres na comunidade por meio do cultivo da terra e plantio de horta sem veneno.
“O projeto é de extrema importância pois vem contribuindo com a vida de cada participante, promovendo momentos de formação e esclarecimentos acerca dos direitos básicos, da espiritualidade e da organização comunitária por meio da presença feminina”, explica Marilene Rodrigues, gestora do Projeto Mulheres Sustentáveis e presidente da Comunidade Kolping São Benedito.
Além das mulheres do bairro, são atendidas também mulheres de toda região e também de cidades vizinhas. Mais de 30 mulheres já foram atendidas diretamente por ações que contribui com o fortalecimento de vínculos e o aumento da qualificação de vida delas. Isso sem contar o público indireto.
Na prática são realizados encontros semanais com atividades físicas, café da manhã, plantio, dinâmica e roda de conversa diárias. Mensalmente é realizado um encontro de formação, além de assessoria jurídica e psicológica e distribuição de cestas básicas. É realizado ainda um bazar para que elas tenham acesso a roupas de qualidade a preços baixos. O projeto oferece ainda transporte para mulheres residentes em áreas mais longe e sem recursos para chegar ao espaço e almoço para as mulheres atendidas e seus familiares. Há ainda passeios e intercâmbios. Para desenvolver melhor o trabalho, a Kolping São Benedito, firmou parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), ótica popular, além de outras.